Anterior

Santa Sicília terá linha de ônibus

10/04/2017

Anterior

Próxima

Deputado Federal Roberto de Lucena (PV) destina verba ao Hospital Municipal de Votorantim

10/04/2017

Próxima
10/04/2017 - 17:35
Biblioteca comunitária incentiva crianças carentes à leitura
 Foto: Vanessa Corrêa 

Ação voluntária atende mais de 70 crianças e adolescentes

Vanessa Corrêa
(programa de estágio)


Notícias boas se tornaram escassas, ações que valorizem a vida e o incentivo ao bem coletivo também merecem espaço no cotidiano dos votorantinenses. Pensando nisso, Renata Negretti, 35 anos, estudante de Serviço Social, incentivou a criação de uma biblioteca comunitária no bairro em que reside.

Há cerca de vinte dias iniciou o Projeto “Biblioteca Comunitária Viva”, localizada no residencial de casas do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, Chácara Vila Ondina, nas imediações da Vila Garcia, em Votorantim, onde moram cerca de 120 famílias.

Segundo a idealizadora, o espaço que seria utilizado como salão de festas estava sendo ocupado por usuários de drogas. A estudante resolveu então propor aos moradores a instalação de uma biblioteca comunitária para colaborar com a educação das crianças do residencial. “Este espaço estava sendo vandalizado, agora poderemos ajudar as crianças através do incentivo à cultura,” disse.

Além disso, a biblioteca que atenderá mais de 70 crianças e adolescentes será utilizada para recreação, ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, para produção de artesanatos.

Joice Siqueira dos Passos, 34 anos, pedagoga, pós-graduada em libras, uma das voluntárias da biblioteca, iniciará o projeto de contação de história e a apresentação de libras às crianças. “Através do projeto essas crianças poderão receber reforço na alfabetização e estimulo à prática da leitura”, contou.

As voluntárias contaram orgulhosas da montagem e organização da biblioteca, que dispõe de estantes, já com um pequeno acervo de livros de literatura infantil, espaço para as crianças se acomodar para atividades de pintura, leitura e contação de história. Segundo elas, tudo foi doado, desde as tintas e todo material utilizado para a adaptação do lugar.

Cristiane Carmo, 42 anos, artesã e interprete de libras, planeja iniciar nas próximas semanas aulas de artesanato destinado às mães das crianças assistidas pelo projeto. “Além da importância da leitura e o trabalho com os pequenos, planejamos criar cursos que ajudem na geração de renda das famílias,” disse. As voluntárias se preparam para o início das aulas de pintura em tecido, costura de bonecas, produção de chaveiros, entre outras oficinas que serão oferecidas. 

Nesta semana, o projeto comunitário recebeu cerca de 500 livros doados de uma editora que se interessou pela causa. “Ficamos muito felizes com essa ajuda, muitas pessoas me desestimularam quando tudo isso ainda não existia, mas, hoje a minha maior recompensa é ver a alegria no rosto dessas crianças”, disse Renata.

A ação busca parcerias e recebe doações de livros didáticos, materiais para produção de artesanato e ajuda de voluntários. A “Biblioteca Comunitária Viva” está localizada no condomínio Chácara Vila Ondina, na avenida Vinte e Sete de Março, Jardim das Colinas, Votorantim. (Supervisão: Luciana Lopez)

 

Reportagem publicada na página 08 da edição 213 da Gazeta de Votorantim de 08 a 13 de abril de 2017










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.