Votoraty poderá voltar a atuar em Votorantim
Valdinei Queiroz
Após mais de cinco anos fora dos gramados, o Votoraty Futebol Clube, fundado em 2005 em Votorantim, poderá voltar a treinar e a jogar na cidade. Segundo pessoas ligadas ao esporte da região, um grupo de empresários está disposto a investir e colocará o clube para disputar a quarta divisão do Campeonato Paulista no ano que vem.
O Votoraty permanecerá com o mesmo escudo e o mascote, que é um tigre. Além disso, esses empresários já estão observando alguns campos, um dos deles no Votocel, onde são realizados os campeonatos varzeanos, para que a equipe possa fazer treinos físicos, técnicos e táticos, sendo uma forma de preservar o gramado do Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri, que já foi palco de jogos nacionais. O último grande time a jogar no estádio foi o Grêmio, justamente contra o Votoraty, pela Copa do Brasil, em 2010.
O estádio municipal comporta o número mínimo de torcedores para essa divisão. Caso a equipe suba, haverá a necessidade de ampliar a arquibancada ou transferir os jogos para outra cidade. O Votoraty terá outro CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), já que o clube havia sido transferido para Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Entenda a história da transferência
Em abril de 2010, Votoraty mudou para Ribeirão Preto e passou a ser chamado de Ribeirão Futebol Clube. A transferência tinha sido concretizada no ano anterior, sendo comprado pela Holding Manoel Leão S/A, que é sediada em Ribeirão Preto.
Após adquirir o clube, a holding Manoel Leão S/A, em junho de 2010, vendeu a vaga do Votoraty, que participaria da Série A2 do Campeonato Paulista, para a Lacerda Sports, empresa que administrava o Comercial, clube que fazia parte da A3 do Paulista. Na época, o artifício que foi usado para que essa negociação fosse concretizada é que as duas agremiações iriam se fundir, formando um único clube.
Os proprietários da marca Votoraty preferiram licenciar a equipe para abrir mais uma vaga na Série A2, já que o Comercial havia terminado a A3 na quinta colocação. Com isso, o clube de Ribeirão Preto herdou o acesso sem a necessidade da fusão entre clubes. Atualmente o Votoraty continua normalmente filiado à Federação Paulista de Futebol (FPF).
Reportagem publicada na página 15 da edição 135 da Gazeta de Votorantim de 12 a 18 de setembro de 2015
COMENTÁRIOS